Que a lã é nossa rainha por aqui, todos já sabem. Uma fibra nobre, que começa a ser produzida antes mesmo do cordeiro nascer. Natural, orgânica e biodegradável.

Esse nosso Brasil é grande demais e não é ao tamanho geográfico que nos referimos. É à grandeza cultural, ao clima, à diversidade de saberes e à diversidade de fibras naturais produzidas por aqui.

Para complementar a nobreza da lã, trouxemos lá do Sertão Mineiro aqui para o Pampa Gaúcho, um produto único. Fiado à mão por mulheres que perpetuam a tradição herdada por suas mães e avós, os fios de algodão orgânico certificado da Central Veredas carregam consigo uma sabedoria ancestral.

A Central Veredas é uma rede, formada por núcleos em diversas cidades do interior de Minas Gerais. O algodão é fiado à mão por diversas fiandeiras, por isso, cada meada deste fio é única e trás consigo um pouco da essência de quem o fia.

Central Veredas
Fiandeiras – Central Veredas

Os fios de algodão orgânico são projeto piloto que estamos apresentando à vocês nesta primavera e têm edição limitadíssima. Todos os tingimentos são feitos à mão, somente com corantes naturais. Apresentamos as seguintes cores: Eucalipto, Folha de manga, Erva-mate, Carqueja, Açoita-cavalo e Casca de Barú.

Por serem fiados à mão, os fios de algodão orgânico têm uma aparência bem rústica, tem bastante torção e não possuem uniformidade ao longo da meada.

As meadas têm aproximadamente 100 gramas e estão disponíveis em 4 espessuras:

Fino: em torno de 30 voltas por polegada (wpi) e 460 metros, o que corresponde à espessura entre lace e light fingering. Indicado para agulhas de tricô de até 3,5 mm.

Leve: em torno de 19 voltas por polegada (wpi). Sua espessura fica próxima ao sport, com 310 metros. Agulhas recomendadas entre 3 e 4 mm.

Médio: em torno de 12 voltas por polegada (wpi) e 150 metros. Espessura worsted e as agulhas recomendadas são entre 4,5 e 5,5 mm.

Grosso: em torno de 9 voltas por polegada (wpi). Espessura Bulky, com 85 metros de comprimento e agulhas de tricô indicadas são de 6 a 8 mm.

Algodão Orgânico Fios da Fazenda
Fios de Algodão Orgânico

Os Fios de Algodão Orgânico estão disponíveis apenas em nossa loja virtual e em pequena quantidade. Corre para aproveitar e compartilhar conosco essa nova experiência com mais uma fibra natural 100% brasileira!

Print Friendly, PDF & Email

2 comentários

Lívia Gomes Ferreira Campanholi · 5 de novembro de 2020 às 14:06

Parabéns pela iniciativa de fomentar a tradição da fiação manual do algodão em nosso país! Oxalá vocês tenham muito sucesso!

Andreia · 18 de novembro de 2020 às 10:15

Olá!
Sou apaixonada pelos produtos de vocês. Por mim, eu passaria meus dias tricotando, crochetando,… pena que no momento não consigo, mas estou acompanhando todas as postagens e, assim que der, vou experimentar as novidades. Por enquanto, eu gostaria de tirar uma dúvida: o quê significa “voltas por polegada (wpi)”? Isso é torção? Ou é um número de fios paralelos em uma polegada? Como é isso? Agradeço desde já pela atenção.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat