Worsted, Lace, Super Bulky… você já deve ter ficado com dúvidas em relação aos nomes e espessuras dos nossos fios. Qual devo usar? Qual espessura? Quantos metros? Qual agulha?

Do fio Super Bulky, mais grosso, até o fio Lace, o mais fino.

Apresentamos aqui, um pequeno resumo com algumas especificações de cada um deles, tais como metragem, espessura aproximada medida em WPI (voltas por polegada), para que tipo de peça cada um serve, etc.. A indicação da agulha é apenas uma referência aproximada, já que vai depender muito do efeito desejado, da tensão do ponto de cada tricoteira/crocheteira, material da agulha, entre outros.

FIO MERINO LACE 2ply: é um fio muito fino (34 wpi) indicado para trabalhos rendados, principalmente xales. A agulha de tricô indicada seria entre 1 e 2 mm, porém na maioria das vezes, acaba sendo usada uma agulha mais grossa, para dar o efeito de renda ao trabalho. Possui 2 cabos torcidos, com 800 metros em 100 gramas.

FIO SOCK SW 3ply: Possui 3 cabos bem torcidos, compostos de 80% lã merino superwash e 20% nylon, o que além de bastante resistência, lhe confere uma maciez excepcional. É o fio perfeito para meias e roupas de bebê. Possui 400 metros na meada de 100 gramas. Sua espessura aproximada é de 23 wpi, sendo indicadas agulhas entre 2 e 3 mm. O tratamento superwash aplicado à lã, permite que as peças feitas com esse fio sejam lavadas à máquina, em ciclo suave. Não recomendamos o uso de água quente.

FIO MERINO FINGERING 4ply: podemos chamá-lo de fio multi-uso, pois serve para quase tudo! É um fio com 4 cabos (4 ply) bem torcidos e resistentes. Serve para fazer desde meias e roupas de bebê, até roupas de adultos. É ótimo para xales rendados. Se você gosta de usar agulhas finas, entre 2,5 e 3,5 mm, esse é o fio ideal para você! Cada meada possui 390 metros em 100 gramas. Espessura aproximada de 21 wpi.

FIO MERINO SPORT SW: as peças tecidas com esse fio são extremamentes macias e com um toque super delicado. Sua composição, 100% merino superwash, aliada com sua torção, conferem a este fio resistência suficiente para ser indicado para peças de vestimentas, inclusive de crianças e bebês. Também é excelente para xales e outros acessórios. As agulhas indicadas são entre 3 e 4 mm. O tratamento superwash aplicado à lã permite que as peças feitas com esse fio sejam lavadas à máquina, em ciclo suave. Não recomendamos o uso de água quente.

FIO MERINO DK 6ply: é um fio bastante resistente e com boa torção dos 6 cabos (6 ply). Mesmo sendo um pouco mais grosso (16 wpi) do que o fio Fingering, assim como este é um fio multi-uso. Ideal para tecer blusas, coletes, cardigans, acessórios e xales um pouquinho mais espessos, com agulhas entre 3,5 e 4,5 mm. Possui 260 metros em 100 gramas.

FIO MERINO WORSTED SW 3ply: com espessura de 15 wpi, este fio é indicado para blusas, cardigans e coletes, já que é composto de 3 cabos torcidos de lã merino superwash, o que o torna muito resistente à feltragem e formação de bolinhas por atrito. Sua espessura também é adequada para gorros, golas e cachecóis. Apresenta-se em meadas de aproximadamente 100 gramas e 166 metros. As agulhas indicadas são entre 4,5 e 5,5 mm. O tratamento superwash aplicado à lã permite que as peças feitas com esse fio sejam lavadas à máquina, em ciclo suave. Não recomendamos o uso de água quente.

FIO MERINO WORSTED: é um fio de um cabo só (single), com pouca torção, possuindo assim muita maciez e suavidade ao toque. É ideal para cachecóis, golas e gorros, pois são peças que não sofrem tanto atrito. Cada meada de 100 gramas possui 190 metros. As agulhas indicadas são de 4,5 a 6 mm. Sua espessura é de 12 wpi.

FIO CORRIEDALE CRAFT: é um fio super-resistente, já que é feito de 3 cabos com boa torção e lã corriedale, que tem uma fibra um pouco mais grossa, por isso é bastante procurado para tapeçaria.  Ideal para peças de vestuário que não fiquem em contato direto com a pele como casacos, gorros, cachecóis e golas. Possui 98 metros em 100 gramas, que é quase a mesma metragem do fio Merino Chunky, mas devido à torção, é um pouco mais fino (11 wpi). Ideal para agulhas entre 5,5 e 7 mm.

FIO MERINO CHUNKY: é um fio com pouquíssima torção. Também possui somente um cabo, com praticamente o dobro da espessura do fio Worsted. Assim como este, também é muito macio e suave ao toque. Possui 95 metros na meada de 100 gramas. Suas espessura é de 6 wpi, sendo indicadas agulhas ente 8 e 10mm. Sabe aquela gola fofinha dos sonhos? Este é o fio perfeito para ela! Indicado para peças que não sofram muito atrito.

FIO CORRIEDALE BULKY: é o irmão quase gêmeo do fio Chunky. Mesma metragem, peso e espessura, mas é feito com lã corriedale. Indicado para peças de vestuário que não fiquem em contato direto com a pele como casacos, gorros, cachecóis e golas e também é bastante usado em peças de decoração.

FIO MERINO SUPER BULKY: é o fio com a maior espessura de todos (4 wpi)! Apresenta-se em meadas de 200 gramas e tem 98 metros, a mesma metragem do fio craft!  Ideal para quem gosta de tricotar com agulhas grossas, entre 10 e 15 mm.

Preparamos uma tabela para facilitar a comparação e a escolha do fio para o seu projeto:

Fibra: composição do fio
Peso: gramas em uma meada
Comprimento: metros em uma meada
Ply: número de cabos que compõe o fio
Wpi: voltas por polegada – número de voltas que o fio dá em 1 polegada (2,54 cm), é a medida da espessura do fio
Agulha: espessura recomendada para agulhas de tricô
Amostra: quantidade de pontos x quantidade de carreiras em uma amostra de 10 cm x 10 cm, em ponto jérsei, depois de blocada. Lembrando que é uma medida aproximada, já que varia conforme agulha e tensão do ponto de cada pessoa.

Se você ainda não sabe o que é  Lã Merino e Lã Corriedale, aqui em nosso site temos uma página explicando as diferenças entre as duas. E aqui mesmo, no blog, temos um post falando um pouquinho mais sobre essas duas fibras.

Temos também um guia de quantidade de fios, onde você pode consultar o quanto vai precisar para fazer cada tipo de peça. Lembrando sempre que nosso tingimento é feito à mão e em pequenos lotes, portanto deve-se adquirir sempre um pouquinho a mais, para que você não precise usar fio de outro lote, que pode ter uma pequena variação  na tonalidade.

Ainda tem alguma dúvida sobre nossos fios? Deixe seu comentário que podemos ajudar!

Print Friendly, PDF & Email

4 comentários

Eneida Favre · 2 de outubro de 2020 às 14:27

Vocês aceitam fotos de trabalhos (bonitos) feitos com os fios da Fazenda para as pessoas verem o resultado?

    Fios da Fazenda · 7 de outubro de 2020 às 14:19

    Claro que aceitamos! Inclusive adoramos ver os trabalhos de vocês com nossos fios. Você pode nos mandar pelo instagram, pelo facebook ou até mesmo pelo whatsapp!

Bete · 3 de outubro de 2020 às 07:18

Estou pensando que vocês me fizeram conhecer um mundo que nem imaginava que existia. Para mim lã era o que via nos armarinhos que na sua maioria são de acrílico. Vcs e a casa da Vivi me mostram um outro lado; com certeza mais caro porém de muita qualidade.

    Fios da Fazenda · 7 de outubro de 2020 às 14:18

    Os fios naturais são um caminho sem volta. Em relação ao caro, depende do ponto de vista. Se olhares do ponto de vista da durabilidade e do fato de serem produtos renováveis e biodegradáveis, o conceito de “caro” pode mudar 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat