Merino e Corriedale são os nomes de duas raças de ovinos produtores de lã criadas em todo o mundo. Existem muitas outras, mas aqui vamos falar dessas duas pois é com esses tipos de lã que trabalhamos aqui, na Fios da Fazenda.
Os ovinos da raça Merino produzem a fibra mais fina entre todas as lãs. Essa finura lhe dá uma suavidade como nenhuma outra lã possui. Existe uma outra raça de ovelhas que se chama Ideal/Polwarth. Alguns animais dessa raça também produzem lã muito fina e que algumas vezes, pode ser classificada nas mesmas finuras da lã Merino.
A lã Merino é indicada principalmente para peças que vão ficar em contato direto com a pele como blusas e alguns modelos de gola.
As mechas de lã Merino são muito apreciadas no tricô gigante não só pela sua maciez, mas também por ser bem branquinha.
Fio Merino Sport Regata Fio Merino Fingering Xale Alegria – Fio Lace
A fibra da lã Corriedale é mais grossa do que a Merino, o que lhe torna um pouco menos suave ao toque, mas também é muito macia. O comprimento dessa fibra também é maior, o que lhe dá mais resistência. Os fios de lã Corriedale são indicados para peças que possam ser usadas como acessórios ou sobre outras, como gorros, casacos, luvas, etc..
É indicada para também para peças de decoração e tapeçaria, inclusive no tricô gigante, devido à sua maior resistência quando comparada à lã Merino.
Na raça Corriedale trabalhamos também com lã dos animais que chamamos naturalmente coloridos, que produzem lãs em tonalidades de cinza, marrom e preto.
Fios para bordado 100% lã Corriedale Manta de lã Corriedale naturalmente colorido Gola 100% lã Corriedale
Não existe lã melhor ou pior. Existe a mais adequada para o seu trabalho. Além do tipo da lã, a torção e o número de cabos interferem diretamente na maciez e resistência de um fio.
Leia sempre atentamente o rótulo do produto. Faça amostra. Siga as orientações de lavagem.
E não esqueça, prefira os fios naturais. Além de mais confortáveis, são renováveis e biodegradáveis!
p.s.: A nossa zootecnista, tricoteira e tintureira Mariane Brezolin lançou um blog para falar um pouco mais desse universo da ovinocultura e do tricô. É só clicar aqui e conhecer o Sobre Ovelhas e Fios. Ah, e se inscreva na newsletter para não perder as novidades!
3 comentários
Leninha · 16 de agosto de 2020 às 17:49
Existe uma lã própria para casaquinho de bebê?
Fios da Fazenda · 17 de agosto de 2020 às 07:31
Para roupas de bebê, indicamos nosso fio Merino Sock SW 3ply, composto de 80% Merino Superwash e 20% Nylon, pois é extremamente macio e ao mesmo tempo muito resistente ao uso e lavagens por ter lã com tratamento SuperWash (SW). Você pode ver esse fio no link: https://www.fiosdafazenda.com.br/socksw
Conheça nossos fios – Fios da Fazenda · 7 de outubro de 2021 às 15:17
[…] site temos uma página explicando as diferenças entre as duas. E aqui mesmo, no blog, temos um post falando um pouquinho mais sobre essas duas […]