Merino e Corriedale são os nomes de duas raças de ovinos produtores de lã criadas em todo o mundo. Existem muitas outras, mas aqui vamos falar dessas duas pois é com esses tipos de lã que trabalhamos aqui, na Fios da Fazenda.

Os ovinos da raça Merino produzem a fibra mais fina entre todas as lãs. Essa finura lhe dá uma suavidade como nenhuma outra lã possui. Existe uma outra raça de ovelhas que se chama Ideal/Polwarth. Alguns animais dessa raça também produzem lã muito fina e que algumas vezes, pode ser classificada nas mesmas finuras da lã Merino.
A lã Merino é indicada principalmente para peças que vão ficar em contato direto com a pele como blusas e alguns modelos de gola.
As mechas de lã Merino são muito apreciadas no tricô gigante não só pela sua maciez, mas também por ser bem branquinha.

A fibra da lã Corriedale é mais grossa do que a Merino, o que lhe torna um pouco menos suave ao toque, mas também é muito macia. O comprimento dessa fibra também é maior, o que lhe dá mais resistência. Os fios de lã Corriedale são indicados para peças que possam ser usadas como acessórios ou sobre outras, como gorros, casacos, luvas, etc..
É indicada para também para peças de decoração e tapeçaria, inclusive no tricô gigante, devido à sua maior resistência quando comparada à lã Merino.
Na raça Corriedale trabalhamos também com lã dos animais que chamamos naturalmente coloridos, que produzem lãs em tonalidades de cinza, marrom e preto.

Não existe lã melhor ou pior. Existe a mais adequada para o seu trabalho. Além do tipo da lã, a torção e o número de cabos interferem diretamente na maciez e resistência de um fio.

Leia sempre atentamente o rótulo do produto. Faça amostra. Siga as orientações de lavagem.

E não esqueça, prefira os fios naturais. Além de mais confortáveis, são renováveis e biodegradáveis!

p.s.: A nossa zootecnista, tricoteira e tintureira Mariane Brezolin lançou um blog para falar um pouco mais desse universo da ovinocultura e do tricô. É só clicar aqui e conhecer o Sobre Ovelhas e Fios. Ah, e se inscreva na newsletter para não perder as novidades!

Print Friendly, PDF & Email

2 comentários

Leninha · 16 de agosto de 2020 às 17:49

Existe uma lã própria para casaquinho de bebê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat