Que tal ter na sua casa uma peça de decoração, um acessório ou mesmo um móvel inspirado no bioma Pampa, natural da região extremo Sul do país? Essa é a proposta da Associação Artesanato Pampa Caverá fundada em janeiro deste ano. Todos os artesãos que a compõem são moradores da cidade de Rosário do Sul (RS), e se capacitaram por meio dos cursos oferecidos pela Fudação Bradesco. Em julho deste ano o grupo lançou a coleção Fauna e Flora, totalmente inspirada nas paisagens locais, transformando artesanato em verdadeiros objetos de arte e design.

O próprio nome da Associação vem da Serra do Caverá, localizada justamente na região onde os artistas nasceram e cresceram. As peças da coleção foram criadas pela designer Viviam Andretta a partir das idéias e criatividade dos artesãos. “Ela nos orientou e deu forma com os seus desenhos às ideias pensadas por todos os componentes do grupo. A execução dos trabalhos também teve sua orientação até chegarmos ao produto final”, explica Mary Anne Izolani do Amaral, membro do grupo.

Para fazer as peças, os artesãos utilizam diversas técnicas: crochê, tricô, tear, biscuit e tramas em couro. Como matéria-prima, o grupo procura descobrir materiais locais. E nisso foi que descobriram os produtos Da Fazenda, que está localizada a pouco mais de 100km de Rosário. “Usamos os fios em lã da Fazenda por serem fios de qualidade e com tingimento natural. Com isso, agregamos valor em nossos produtos inspirados na flora e na fauna de nosso Bioma”, afirma Mary Anne.

Mesmo com pouco tempo de criação, a Associação já ganhou diversos prêmios por seus trabalhos. Em setembro deste ano, eles foram agraciados com o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato e a banqueta Corticeira foi destaque no 3o. Prêmio Objeto Brasileiro – A Casa, promovido pelo Museu do Objeto Brasileiro de SP.

Os produtos são vendidos pela internet, no site do grupo, onde também é possível conhecer a coleção completa. www.pampacavera.blogspot.com.br

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário

Iris · 30 de novembro de 2012 às 20:55

Que legal! Adorei as ovelhinhas, mas os outros trabalhos também são muito lindos!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat