Você já deve ter notado que os fios podem ser diferentes. Não apenas em termos de composição e cores, mas também em estrutura.

Se você pegar o fio que está usando agora e distorcê-lo um pouquinho talvez se surpreenda ao notar que, na verdade, ele é formado pela junção de vários outros fios mais finos torcidos juntos, fios esses que chamamos de cabos em português e, em inglês, “ply”.

Mas se você está usando, por exemplo, um fio Da Fazenda, Bulky ou Worsted, notará que o fio é um cabo único.

Qual é a diferença?

Quanto mais cabos, mais regular o fio é.

Quanto mais cabos, mais regular o fio é.

A diferença é que quanto mais cabos, mais resistente é o fio. Quanto menos cabos, mais delicado ele é.

Ambas características têm suas qualidades e aplicações práticas. Por exemplo, se você quer fazer uma meia para usar com um sapato, esse fio precisa ser resistente, senão vai rasgar muito fácil. Então, é por isso que fios de meias tem no mínimo dois cabos e o mais comum tem quatro. Mas se você for fazer uma peça que não sofrerá atrito, pode usar um fio de um cabo mesmo.

Outra característica é que quantos mais cabos, mais o fio tenderá a ser uniforme em sua aparência, ideal para desenhos elaborados, como renda e tranças. Pense num lápis. Quanto mais preciso for o traço, mais delineado será o seu desenho. Se, por outro lado, o trabalho que você estiver fazendo não tiver pontos elaborados, o fio pode ser menos “preciso”.

Print Friendly, PDF & Email

1 comentário

Elaine Masciarelli · 29 de julho de 2021 às 09:53

Obrigada pelo post,,, tem diferença na espessura o numero de cabos?..

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat